top of page

 

O Setembro Azul tem o intuito de divulgar as conquistas sociais e políticas, a cultura, a identidade e o fortalecimento da comunidade surda brasileira. Por isso pode e deve ser  entendido como o marco fundamental no que diz respeito à mobilização nacional  na defesa das escolas bilíngüe para surdos e na conquista de espaço e visibilidade sociais, combatendo a ignorância comum sobre a diversidade cultural e produções artisticas da comunidade surda.

É um movimento social motivado por uma critica à atual política de educação especial que tem como prioridade o modelo da inclusão, ou seja, colocar os Surdos em escolas regulares e posteriormente o fechamento das escolas especiais. 

Ocorreram dois eventos que motivaram o movimento que são o “equivoco na elaboração do  Plano Nacional de Educação pelo CONAE” e o “Risco de Fechamento do INES”, resultaram em uma mobilização nacional de caravanas que se encontraram em Brasília entre os dias 19 e 20 de maio de 2011, e foi no mesmo tempo que a FENEIS elaborou a carta na qual se mostrava favorável à Educação Bilíngüe para os Surdos e uma critica forte à dita inclusão escolar solicitando uma equiparação entre Educação de Surdos e a Educação Indígena.*

A Federação Mundial dos Surdos celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de
setembro, nós porém o celebramos dia 26 em homenagem à inauguração da primeira escola para Surdos no país, em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro; atual INES‐InstitutoNacional de Educação de Surdos.

 A Associação dos Surdos de São Paulo – ASSP e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de São Paulo – FENEIS, em parceria com instituições culturais e educacionais da cidade de São Paulo realizarão a terceira edição do movimento Setembro Azul.

Tal movimento consistirá em diversas ações culturais que envolvam a Libras, sua difusão, discussões a respeito da identidade surda, educação bilíngüe, bem como sobre o protagonismo surdo, por meio de ações articuladas em diversos pontos da cidade de São Paulo.

 

 

* conteúdo parcialmente retirado do site http://www.setembroazul.com.br/historia.html

bottom of page